TAGS

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Batuques de Pernambuco no Dia do Maracatu



Na próxima segunda, o Batuques de Pernambuco foi convidado oficialmente, para participar do Dia Estadual do Maracatu que acontece no dia 01 de agosto de 2022, na cidade de Olinda-PE. 

A concentração do evento, terá inicio, à partir das 19 horas no Largo do Amparo e em seguida os grupos e nações de Maracatu seguirão em cortejo até os Quatro Cantos de Olinda.

O evento, que é organizado pela Associação de Maracatus de Olinda - AMO, contará com a presença do Maracatu Nação Leão CoroadoMaracatu Nação Maracambuco, Maracatu Nação Estrela de OlindaMaracatu Nação de LuandaMaracatu Nação PernambucoMaracatu Nação Camaleão, Maracatu Batuques de Pernambuco e Grupo Percussivo Batadoni.

A data faz alusão ao dia do nascimento de Luiz França que comandou, durante 40 anos, o Maracatu Nação Leão Coroado com 157 anos de existência.

Instituída no Estado de Pernambuco através da Lei nº 11.506, de 22 de Dezembro, de 1997, justamente no ano da falecimento do mestre Luiz França, o Dia do Maracatu é um marco de resistência da cultura dos povos oriundos da África.

O site da Prefeitura de Olinda, Jornal Diário de Pernambuco  e o Jornal do Comércio publicaram uma noticia sobre o evento, que promete agitar a cidade na segunda feira.

Projeto de Lei no Senado Federal

De acordo com o site do Senado Federal, encontra-se a pronto para a deliberação do plenário, o Projeto de Lei nº 397/2019 que pretende instituir o 1º de agosto, como Dia Nacional do Maracatu. A proposição é de autoria da então deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), atual vice-governadora de Pernambuco. 

De acordo com a autora do projeto, “atualmente existem grupos percussivos que trabalham com elementos da cultura do maracatu em quase todos os estados brasileiros e em diversos países, como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros”, afirma Luciana Santos na justificação do projeto. 

Segundo a autora, o maracatu rural ocorre durante as comemorações do Carnaval e no período da Páscoa, unindo dança, música e poesia, e tem como personagem central o caboclo de lança. 

Já o maracatu nação, concentrado nas comunidades de bairros periféricos da Região Metropolitana do Recife, traz um conjunto musical percussivo e um cortejo real, evocando as coroações de reis e rainhas do Congo africano. 

Portanto, fortalecer o Dia Estadual do Maracatu é dar voz ao processo de reconhecimento do Maracatu como data nacional a ser celebrada, em todos as unidades da Federação e Países, em que o Maracatu vive. 

Seja como Nação, Grupo Percussivo ou Maracatu Rural.

DIA ESTADUAL DO MARACATU
Data: 1 de agosto  - segunda feira
Concentração: 19 horas
Local: Largo do Amparo 
Olinda-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário