TAGS

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Solidariedade ao Abílio Instrumentos Musicais

É quase impossível, que pelo menos um integrante batuqueiro, coordenadores ou oficineiros de Grupos Percussivos ou de Nações de Maracatu de Recife, não tenha visitado a loja de Instrumentos Musicais do Abílio.

Aquela lojinha que fica na Avenida Norte, tendo a frente o Abílio, que se especializou na arte de construção e manutenção desses instrumentos de cultura.

Mas infelizmente, a querida loja teve um dia trágico nessa segunda feira (14/02).

Um incêndio de proporções catastróficas que transformou em cinza um acervo maravilhoso.

Eram pandeiros, alfaias, agbês, violões, rabecas, atabaques, tambores, caixas, tarol. Um conjunto inimaginável de instrumentos.




Além disso, muitas relíquias estavam disponíveis para aquisição. Um acervo de CD,s de artistas populares, de côco e ciranda, bem como o registro sonoro de diversos grupos Nação de Maracatu ou artistas que podiam disponibilizar seus trabalhos na loja de Abílio. 

O incêndio fez desaparecer todo um acervo de instrumentos, que poderiam estar nas ruas, possibilitando a arte de músicos e artistas através da música.... enfim  a alma da cultura de Pernambuco.




Para além da venda de instrumentos, Abílio destinava seu tempo e dedicação em identificar possíveis talentos musicais e apoiar, através de sua loja, crianças e adolescentes que não tinham possibilidade de adquirir um instrumento. Mas o incendio comprometeu todo o elo de cultura e arte que a Loja gerava.

Desde ontem, tivemos a informação de que muitos grupos se mobilizaram em apoio à Loja de Instrumentos Musicais de Abílio.

O Batuques de Pernambuco se soma aos diversos grupos percussivo e de Nação de Maracatu, divulgando e solicitando aos seus membros e admiradores uma contribuição de qualquer valor.

Para contribuir, basta fazer um depósito através da CHAVE PIX: (81) 99650-5108

Nesse caso, a solidariedade reconstrói sonhos, arte e cultura.

2 comentários:

  1. Contribuindo para este grande incentivador da nossa cultura e pai da minha Alfaia Macaiba.

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado abençoe Abílio e todo esse povo de bençãos.

    ResponderExcluir