quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Batuques de Pernambuco tocará com o grupo La Malamurga


Neste próximo sábado, o Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco tocará com o grupo La Malamurga que está excursionando pelo Brasil e nesta semana se encontra na capital pernambucana.

O encontro entre os dois grupos está previsto para ocorrer neste sábado, dia 10 de agosto de 2019, à partir das 15 horas na Praça do Carmo em Olinda.

La Malamurga é um coletivo artístico e político que nasceu em Roma em 2013, escolhendo a Murga como forma de expressão e luta política. Se autodetermina em forma de assembleia, horizontal e independente.

O grupo tem como objetivo intervir socialmente e politicamente através da musica, canto, dança e teatro. Vivem a Murga não só como forma artística mas também com o objetivo de transformação social baseada na recuperação da dimensão coletiva, livre de comunicação de rua.

A La Malamurga renega qualquer forma de opressão e discriminação e trabalha constantemente para desenvolver praticas inclusivas, antifacistas, antiracistas, feministas e de apoio as realidades LGBTQIA+



O que é a Murga?
A murga é uma expressão artistica popular que nasceu ha mais de um seculo faz no carnaval de Buenos Aires e inclui percussão, dança, canto, teatro e masqueras. Os grupos que fazem murga, representam uma forma de agregação social, organização comunitária e espaços de aprendizado coletivo.

Levam as vozes dos bairros, favelas, comunidade e periferia. São a expressão da realidade do cotidiano que se transforma em canção e propõe a reivindicação dos valores básicos, individuais e coletivos.

O Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco também surgiu no carnaval e traz como um dos seus traços rítmicos, a ancestralidade do Maracatu que nada mais é do que a resistência dos povos oriundos da África.

Portanto, o encontro entre La Malamurga com o Batuques de Pernambuco será um momento especial e único de troca de saberes, cultura e sobretudo de arte. O evento promete ser imperdível e imprevisível, pois os grupos nunca tocaram juntos.

TOCATA DA LA MALAMURGA COM O BATUQUES DE PERNAMBUCO
Local: Praça do Carmo
Horário: A partir das 15h
Olinda-PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário