quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Batuques de Pernambuco faz homenagem ao Maestro Forró e a OPBH

Arte  gráfica de Tiago Fonseca

O grupo percussivo Batuques de Pernambuco, que está completando 15 anos, anuncia oficialmente que homenageará o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério - OPBH.

O Batuques de Pernambuco apresenta a arte oficial para o Carnaval de 2019 foi confeccionada por Tiago Fonseca.

O desenho representa o Maestro Forró segurando o estandarte do Batuques de Pernambuco com os pés tendo, ao fundo, os diversos instrumentos de sopro representando a OPBH.

Francisco Amâncio da Silva, o nosso Maestro Forró, é natural de Recife. Músico, compositor e arranjador,
foi responsável por idealizar e formar a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

A OPBH um dos mais respeitados grupos da atual cena musical do Estado de Pernambuco sendo responsável por retirar o frevo do perfil sazonal.

A equipe da OPBH é composta por 26 integrantes e surgiu a partir do desejo de articular os músicos de sua própria comunidade, na Zona Norte do Recife.

Formada em 2002, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério –  OPBH apresenta características eruditas e populares, executando os mais variados ritmos, como o coco, valsa, rock, manguebeat, samba de latada (ou de matuto), samba de gafieira, cavalo-marinho, xaxado e maracatu, interagindo com linguagens de outros países.

Outro diferencial da OPBH é a sua interação com a platéia, contagiando o público, que passa a participar dos movimentos descendentes e ascendentes de forma extremamente alegre. A experiência cênica do Maestro Forró é determinante para a atuação do grupo em cena.

O Batuques de Pernambuco sente orgulho em homenagear, neste próximo carnaval, um ícone contemporâneo da cultura pernambucana, bem como a grandeza técnica, musical e a versatilidade cênica da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério - OPBH.

Fontes: Página do Maestro Forró e OPBH do Facebook e o Dicionario Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário