segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Tema 2017 do Batuques de Pernambuco

Faltam 18 dias para o Carnaval e não poderíamos deixar de mencionar o Tema 2017 do Batuques de Pernambuco para os cortejos pelas ruas de Recife e Olinda.

Os novos figurinos do Batuques de Pernambuco trarão em sua referência, a influência do povo bantu que foram trazidos escravos da África Centro-Oriental para os engenhos de Pernambuco, refletindo a resistência e da influência cultural na diversidade das manifestações artísticas pernambucanas.

A imagem em destaque que estará estampada nos figurinos do batuqueiros, é a foto capturada pelas lentes de Fernando Azevedo, que conseguiu sintetizar em uma imagem, a história e o simbolismo da relação do Batuques de Pernambuco com a cidade de Olinda-PE.

Durante nosso cortejo, no dia 15 de fevereiro de 2015, Fernando Azevedo registrou nossa passagem pelas ladeiras da Marim dos Caetés, capturando fragmentos dos movimentos, da alegria e da dedicação dos batuqueiro naquele carnaval em detalhes cujas cores explodem em emoção.

Esse ensaio fotográfico está em destaque na página do Batuques de Pernambuco através do link:
Imagens 2015.

O autor da foto: Fernando Azevedo

Pernambucano, nascido no Recife, em 1964. Começou a trabalhar na fotografia em 1985, atuando especialmente em eventos sociais.

Fotógrafo e cinegrafista, em mais de 25 anos de atuação, Fernando Azevedo tornou-se um profissional da imagem com sensibilidade peculiar.

Em seu trabalho – tanto em vídeo quanto em fotografia, procura dar ênfase aos detalhes e sutilezas das cenas, buscando o que há de mais intenso nos acontecimentos que seu olhar registra.

Quatro anos mais tarde, passa a trabalhar como cinegrafista na produtora MJM, por pouco mais de um ano.

Em 1990, vai para a Vídeocine, onde participa da produção de comerciais de TV, documentários, jornalismo, shows, esporte, teatro e dança.

Voltou à fotografia em 1994, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde até hoje concilia as duas profissões com muito carinho e dedicação.

Toda essa versatilidade vem da paixão absoluta pelo cinema, pela fotografia e pelos livros.

Recentemente um de seus principais trabalhos fotográficos Cabelo: Uma questão de identidade ficou exposto no Museu Cais do Sertão em Recife, sendo reportagem no Diário de Pernambuco.

A exposição fotográfica acabou aparecendo no programa Estrelas que Angélica fez quando esteve em Recife-PE entrevistando a cantora Lucy Alves, em janeiro de 2017.

O trabalho de Fernando Azevedo pode ser visualizado na página:
http://nandorunner.wix.com/fernandoazevedo#!
Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/fernandoazevedo.photos?fref=ts



PROGRAMAÇÃO BATUQUES DE PERNAMBUCO NO CARNAVAL 2017
✔ 24/02 - sexta - 19h

Concentração na Rua da Moeda,
Recife-PE

✔ 26/02 - domingo - 9h
Concentração na Praça do Carmo
Olinda-PE

✔ 28/02 - terça - 9h
Concentração na Praça do Carmo
Olinda-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário