quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AGENDA DO MARACATU NO FIM DE SEMANA

Atenção Batuqueiros!!! Esta é a programação do Pré-Carnaval para o próximo fim de semana!!!

DIA 02/02 (SÁBADO)
ENSAIO E ARRASTÃO PELAS LADEIRAS DE OLINDA
TRAJE: CAMISA DO GRUPO AZUL OU BRANCA
CONCENTRAÇÃO: PRAÇA DO CARMO EM FRENTE A FOCCA.
HORÁRIO: 15:30
Os integrantes do Maracatu Badia estarão unidos ao Maracatu Batuques de Pernambuco para ensaiar nossa apresentação conjunta do dia 04/01/13.

DIA 03/02 (DOMINGO)
APRESENTAÇÃO NO IPUTINGA
TRAJE: FIGURINO NOVO COMPLETO
HORÁRIO DE SAÍDA DO ÔNIBUS: ÀS 11H, EM FRENTE DO HOSPITAL TRICENTENÁRIO.
APRESENTAÇÃO PREVISTA PARA 12H

IMPORTANTE: NO DOMINGO NÃO HAVERÁ ENSAIO E ARRASTÃO EM OLINDA EM FUNÇÃO DO BLOCO VIRGENS DE OLINDA.


DIA 04/02 (SEGUNDA FEIRA)
NOITE DOS TAMBORES SILENCIOSOS DE OLINDA
TRAJE: ROUPA TODA BRANCA
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 18 HORAS

Várias nações de maracatus se encontrarão neste dia, em Olinda, para louvar a Virgem do Rosário, padroeira dos negros, e reverenciar os ancestrais africanos, que sofreram durante a escravidão no Brasil.

A cerimônia da Noite dos Silenciosos começa às 19h, nos Quatro Cantos, seguindo em cortejo até o Largo do Rosário, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Durante o percurso, cânticos, tambores e danças afro-brasileiras.

À meia-noite, uma onda de silêncio tomará conta das ladeiras. Neste momento, os maracatus pedem proteção aos seus ancestrais para o Carnaval. Logo após, as escadarias da igreja são banhadas com perfume. A cerimônia contará com a participação dos maracatus Leão Coroado, Nação Badia, Camaleão, Axé da Lua, Nação de Luanda, Maracambuco, Nação Pernambuco e Estrela de Olinda. Como convidados, o Porto Rico e o Estrela Brilhante.

HISTÓRIA - Durante a escravidão, as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário foram o único espaço reconhecido institucionalmente como dos negros e eram nelas que eles formalmente se expressavam. Vieram depois os maracatus, nascidos em Casas de Matriz Africana e os laços e a mística permaneceram, mantendo a fé e o respeito por um espaço de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário